Escada Metálica

Escada Metálica

O projeto de uma escada metálica é sempre feito em função do tipo do imóvel e da sua utilização. Assim, uma escada metálica residencial em uma escada metálica industrial deve ter características diferentes das de uma escada em uma casa de praia, por exemplo. Em um local público como um restaurante não devemos adotar os mesmos critérios de dimensionamento para a escada principal utilizada pelos clientes e para a escada de serviço que acessa um depósito.

Dessa forma, é responsabilidade da empresa fabricante especificar ítens como: largura, inclinação, dimensões dos degraus, posicionamento no ambiente, tipo e material dos corrimãos, entre outros, levando em conta, sempre, o usuário final da escada.

Estruturas Jaguarí – Escada Metálica e outros produtos

Existem alguns tipos básicos de escadas, os chamados formatos de escada metálica. Esses formatos seguem necessidades espaciais de uma construção, uma vez que ocupam mais ou menos espaço em planta. Ainda seguem também necessidades estéticas: uma escada caracol, por exemplo, tem um resultado muito diferente de uma escada em linha reta, não só em termos espaciais, mas como resultado de seu aspecto em determinado ambiente.

Escada metálica em Linha Reta

Essa é o tipo de escada que primeiro vem à mente: uma escada reta, que vence o desnível sem que usuário mude de direção, em apenas um lance. É possível ainda que haja um patamar intermediário de descanso em uma escada reta, dependendo do desnível que a escada está vencendo.

Escada metálica em “L”

A escada em “L” é da mesma família das escadas retas, com a diferença que há uma mudança de direção a 90 graus para um dos lados. Pode haver um patamar quando existe essa mudança ou essa mudança pode ser gradual, com degraus em leque, como é comum em escadas de prédios residenciais ou sobrados antigos.

Escada metálica em “U”

Essa escada também é da mesma família das escadas em linha reta, e é dos modelos mais confortáveis. É quando a escada possui um patamar intermediário e ao chegar nesse patamar há uma mudança de direção...

Escadas retas ou curvas conforme sua necessidade

Escadas Retas

Escadas metálicas retas, quando divididas em trechos, podem assumir outras formas. Na linguagem coloquial de construtores são chamadas escadas em "L" ou em "U". Essa denominação se refere ao formato que a escada tem quando vista em planta (de cima para baixo). Assim, uma escada em "L", nada mais é do que uma escada reta que interrompe sua subida com um patamar ou degraus em leque e reinicia em outro sentido formando a letra "L".

O mesmo se aplica para escadas em “U”. O formato mais comum de escada em “U” tem um trecho reto de seis ou sete degraus, um patamar com o dobro da largura da escada, e um novo trecho igual no sentido contrário ao primeiro.

Escadas Curvas

Podem ser circulares, em caracol ou semi-caracol. Uma escada metálica circular é uma escada curva sem eixo vertical. Ela é invariavelmente especificada para locais amplos e com grande visibilidade, como lobby de hotéis, recepções de empresas e residências de alto padrão, entre outros.

Para saber mais sobre escada metálica

Mantenha contato no telefone (11) 4156-1370 ou envie sua mensagem (clique aqui).