Caixilho Metálico

Caixilho Metálico

O caixilho metálico é grandemente utilizado na construção civil como elemento de fechamento de vãos, principalmente através das janelas, portas persianas e venezianas e outros como (brises, alçapões, gradis, telas, grades, cobogós, portões). Ele assegura a proteção quando a penetração da luz natural e da água. Com o passar do tempo, os caixilhos deixaram apenas de proteger e adquiriram também o lugar de decoração de fachadas. Ele deve atende as especificações e detalhes estabelecidos em normas técnicas, as exigências do usuário, adequadas à composição arquitetônica quanto a sua utilização, dimensão, forma, textura, cor e desempenho.

Considerando as questões de desempenho, caixilho metálico deve possuir condições principais de:

  • Estanqueidade ao ar: característica de proteção dos ambientes interiores da edificação, contra infiltrações de ar que possam causar prejuízo ao conforto do usuário e/ ou gastos adicionais de energia a climatização do ambiente, tanto no calor como no frio,
  • Estanqueidade à água: característica de proteção dos ambientes interiores da edificação, contra infiltrações de água provenientes de chuvas, acompanhadas ou não de ventos,
  • Resistência a cargas: característica em suportar pressões de vento estabelecidas nas normas técnicas e que têm de ser compatibilizadas pelo projetista, segundo o seu local de uso,
  • Resistência à operação de manuseio: característica em suportar os esforços provenientes de operações e manuseio prescrita nas normas,
  • Comportamento acústico: característica em atenuar, quando fechadas, os sons provenientes de ambientes externos, compatibilizado com as condições de uso e as normas técnicas.

Tipos de caixilho metálico

Alumínio – Pode não ser barato, e nem bonito quanto a madeira, mas em resistência, nada se compara ao alumínio. Além de resistir melhor às condições do tempo, não perde o brilho, não oxida, não tem sua estrutura alterada, não necessita de pintura.

Aço (ferro) - Os de aço, conhecidos como "de ferro", difundiram-se entre as construções populares; pelo fato do material ser sensível à corrosão, esse problema foi minimizado com adição de cobre ao aço. Assim como os de alumínio, são bons condutores de calor e som, e, consequentemente, péssimos isolantes termo acústicos. A corrosão, que ataca o aço, não tem efeito sobre o alumínio.

Caixilho metálico para Janelas

A importância das janelas vai além de exigências estéticas, de luminosidade e aeração dos espaços. Ela deve aliar tais fatores à garantia da privacidade, segurança e bem estar das pessoas nos ambientes. Para isso, é preciso que nós (futuros) construtores conhecermos algumas particularidades desse recurso arquitetônico, como a maneira pela qual as folhas se abrem e se projetam, sua estanqueidade, sua isolação térmica, seu isolamento acústico, possibilitarão a ventilação e insolação dos ambientes internos.

Fabricação e assentamento de caixilho metálico

O bom funcionamento de um caixilho metálico depende de sua correta instalação, pois uma instalação errada pode comprometer todo o desempenho do material, existem vários métodos executivos para a fixação dos batentes das portas no vão que dependem do tipo de parede, de batente, tipo de porta etc. Seja qual for o método, o principal cuidado deve ser em relação às medidas, prumos, níveis e alinhamentos.

Caixilho para vidraça: O caixilho metálico é um componente de vedação fixo ou móvel, usado para controlar a passagem de agentes, no qual atualmente são alojados também vidros blindados.

Estruturas Jaguarí - caixilho metálico e outros itens

Para outras informações, fale através do telefone (11) 4156-1370 ou deixe sua mensagem (clique aqui).